Durante a Operação foram cupridos 2 mandados de prisão e 8 de Buscas em Picos
Durante os dias 24 e 25 de abril, o Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em parceria com a Polícia Civil e a Polícia Militar, deflagrou a Operação Sheik. A ação contou com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI/FEISP) e teve como objetivo desarticular uma célula de facção criminosa atuante na capital e na região sul do Estado.
Em Picos, a operação teve forte impacto. A Delegacia de Facções, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) cumpriu nove mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão. Entre os presos, destaca-se O.M.L.A., apontado como proprietário de uma pequena loja de venda de carros e motos usados. Na residência e nos estabelecimentos ligados a ele, foram apreendidos vários veículos, entre eles duas Toyota Hilux, além de diversas motocicletas, todos suspeitos de ligação com práticas de lavagem de capitais.
Paralelamente, a operação também visou a prisão de um indivíduo conhecido como “Sheik”, considerado o principal alvo da investigação. O “Sheik” também atuava no ramo de comércio de veículos em Picos e era proprietário de uma loja de automóveis. A escolha do nome da operação faz referência ao apelido pelo qual ele era chamado pelos demais integrantes do grupo criminoso.
O “Sheik” já havia ganhado notoriedade local após seu sócio, identificado como Marcos da Mirolândia, ser assassinado a tiros na Rua Santo Inácio, no bairro São Vicente, em Picos. Marcos foi alvejado com pelo menos seis disparos de arma de fogo. Contudo, as autoridades esclarecem que a prisão do “Sheik” não tem relação com o homicídio do ex-sócio, estando vinculada apenas a investigações sobre tráfico de drogas, associação para o tráfico, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas.
Outro alvo da operação relacionado a Picos foi P.V.M., mais conhecido pelo apelido Caroço, indivíduo bastante conhecido na região de Picos pelo histórico de envolvimento com o tráfico de drogas. Caroço já se encontrava preso, cumprindo pena por força de outro mandado de prisão, e foi novamente atingido pelas investigações da Operação Sheik. Durante a ação, também foi presa em Picos F.M.M.E., mãe de Caroço, suspeita de participação nas atividades ilícitas da organização criminosa.
Ao todo, a Operação Sheik cumpriu 14 mandados de busca e apreensão e 4 mandados de prisão nas cidades de Teresina, Picos e Piripiri, atingindo a estrutura financeira utilizada para a sustentação de atividades ilícitas.
As investigações também apontam que membros da organização tentaram se infiltrar na política local, com a candidatura de um dos integrantes a vereador em uma cidade do interior do Piauí, nas eleições de 2024.
A Operação Sheik representa um novo e importante golpe contra o crime organizado no Estado.
Fonte: https://www.mppi.mp.br/internet/2025/04/gaeco-mppi-pm-pi-e-pc-pi-realizam-a-operacao-sheik-e-cumprem-mandados-em-teresina-picos-e-piripiri/
- Gaeco e Polícia Civil deflagram Operação Sheik; Dono de loja de veículos é preso e bens apreendidos em Picos
- Sargento da PM é assassinado em Teresina
- Gestão de programas de responsabilidade intelectual
- Podemos e PSDB se unirão e no Piauí o nome da vez pode ser o de Marcos Vinícius
- Ciro Nogueira cumpre agenda no Centro de Teresina e novo Restaurante Popular
- Gaeco e Polícia Civil deflagram Operação Sheik; Dono de loja de veículos é preso e bens apreendidos em Picos
- Sargento da PM é assassinado em Teresina
- Gestão de programas de responsabilidade intelectual
- Podemos e PSDB se unirão e no Piauí o nome da vez pode ser o de Marcos Vinícius
- Ciro Nogueira cumpre agenda no Centro de Teresina e novo Restaurante Popular