OitoMeia – Notícias: Teresina, Piauí, Brasil e Mundo
OitoMeia – Notícias: Teresina, Piauí, Brasil e Mundo – Portal OitoMeia utiliza as novas tecnologias para contar histórias, resgatando a raiz do bom e velho jornalismo. Conteúdo com credibilidade sobre Política, Polícia, Esportes, Cultura, Saúde, Moda, Entretenimento e muito mais.
O Papa Leão XIV celebrou na manhã deste domingo (18/05) sua missa inaugural na Praça e Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia, que teve início às 10h no horário local (5h em Brasília), contou com a presença de dezenas de milhares de fiéis e autoridades de diversos países. A celebração marca oficialmente o início do pontificado do novo líder da Igreja Católica.
Durante a homilia, o papa fez um apelo por uma Igreja mais unida e por uma sociedade global guiada pelo amor e pela justiça. Em tom firme, criticou o modelo econômico atual, que segundo ele “explora os recursos da terra e marginaliza os pobres”.
“Quero uma Igreja unida. Ainda vemos demasiado dano e discórdia causadas pelo ódio por um paradigma humano que explora os recursos da terra e marginaliza os pobres. Dentro dessa massa, queremos ser um pequeno fermento de esperança”, declarou o pontífice.
Durante a cerimônia, Leão XIV recebeu os dois principais símbolos do papado: o Pálio, um tecido de lã branca que representa seu papel como pastor supremo e o Anel do Pescador, utilizado para selar documentos oficiais do Vaticano.
Visivelmente emocionado, o papa relembrou os “dias de tristeza” que se seguiram à morte de seu antecessor, Francisco, e indicou que pretende seguir a mesma linha pastoral marcada pela defesa dos pobres, o cuidado com o meio ambiente e o diálogo entre culturas e religiões.
Antes do início da missa, Leão XIV visitou a tumba de São Pedro, primeiro papa da história da Igreja, onde realizou orações e rituais simbólicos. Já na Praça de São Pedro, aspergiu água benta e jogou incenso no palco da celebração, em um gesto de bênção à nova etapa da Igreja Católica.
Com discursos firmes e gestos simbólicos, o novo pontífice reforça seu compromisso com os princípios de humildade, justiça social e diálogo, abrindo um novo capítulo na história da Igreja.
A primeira missa de Leão XIV, “queremos ser um pequeno fermento de esperança”
OitoMeia – Notícias: Teresina, Piauí, Brasil e Mundo