Ao longo da última semana, jornais de diversos países e até de outros países repercutiram o momento político do Brasil. A polarização entre direita e esquerda, pela primeira vez de 2018 até agora, não está situada entre Jair Bolsonaro e Lula, mas entre o ex-presidente e o ministro Alexandre de Moraes.
De acordo com o New York Times, Bolsonaro estaria contando com o apoio do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), que, ao lado do ex-presidente e de outros líderes como Javier Milei (La Libertad Avanza), Nayib Bukele (Nuevas Ideas) e do próprio Bolsonaro (PL), forma o quarteto da direita nas américas.
“A investigação revelou o quão perto o Brasil chegou de retornar a uma ditadura militar quase quatro décadas depois de sua história como uma democracia moderna. Bolsonaro também parece estar apostando no apoio do Sr. Trump”, escreveu o NYT.
Na Argentina, o Clarín destacou que o visível embate entre o líder do PL e Alexandre de Moraes. “O juiz Alexandre de Moraes, responsável pelo caso do Supremo Tribunal Federal contra Bolsonaro e inimigo declarado do ex-presidente, foi o primeiro a votar a favor da abertura de um processo criminal, e um segundo juiz acompanhou seu voto”.
O tema também chegou até a Europa, com o britânico The Guardian escrevendo com tendências ao Governo atual. “Enquanto muitos no Brasil se regozijam com a queda prevista do ex-presidente, outros temem quem pode seguir seus passos de extrema-direita”.
Bolsonaro, Trump e Alexandre de Moraes: Política brasileira vira pauta no exterior
OitoMeia – Notícias: Teresina, Piauí, Brasil e Mundo