As comunidades indígenas de diferentes regiões do Piauí têm se destacado na produção de alimentos diversos por meio da agricultura familiar. A iniciativa tem o apoio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura Familiar (SAF). As comunidades têm investido na própria produção – que é adquirida pelo estado e distribuída para outras comunidades indígenas onde há pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As etnias indígenas atendidas pelo programa são: Akroá-Gamella, Tabajaras, Gueguês e Cariris, que vivem em municípios de quatro territórios: Cocais (Lagoa do São Francisco e Piripiri); Chapada do Vale Itaim (Queimada Nova e Paulistana); Tabuleiros do Alto Parnaíba (Uruçuí e Baixa Grande do Ribeiro); Chapada das Mangabeiras (Currais e Bom Jesus).
Cerca de 81% dos beneficiados com o programa são mulheres. O último levantamento da SAF aponta que o PAA Indígena atende 139 mulheres e 46 homens. De acordo com a presidente da Associação dos Povos Indígenas da Comunidade Nazaré, Maria Gardênia, o programa garante maior segurança alimentar para as famílias.
“Ele é muito importante porque, além de fortalecer a agricultura familiar, a economia dentro da comunidade, o programa ainda distribui alimentos de qualidade que não possuem agrotóxicos e promove uma alimentação segura e saudável para todas as famílias”.
Comunidades indígenas do Piauí se destacam na produção de alimentos
OitoMeia – Notícias: Teresina, Piauí, Brasil e Mundo