Na manhã desta segunda-feira, dia 29 de abril, a cidade de Vera Mendes, situada a cerca de 380 quilômetros da capital Teresina, foi palco de um crime brutal que deixou a comunidade em choque. Um latrocínio, roubo seguido de morte, foi registrado.
De acordo com informações preliminares, dois bandidos armados, disfarçados com fardas da empresa de energia Equatorial, invadiram a comunidade Gameleira, onde ocorria a Feira da Agricultura Familiar, realizada pela Associação Mista de Pequenos Produtores de Gameleira. O evento, que ocorreu nos dias 27 e 28, atraiu um grande público e gerou uma significativa arrecadação em vendas.
Ainda conforme relatos, a presença dos criminosos foi percebida já durante o encerramento da feira, quando havia pouca movimentação na comunidade. Ao anunciarem o assalto, os criminosos se depararam com a resistência de Miguel, sócio colaborador da Associação.
A reação, resultou em tragédia: Miguel José de Sousa, filho de Dozé, ex-vereador do município, e irmão do também ex-vereador Dodoza, foi fatalmente atingido por três disparos de arma de fogo.
Equipes de emergência foram acionadas, e apresar dos esforços, Miguel não resistiu aos ferimentos e faleceu durante sua transferência para o hospital. Luís Severo, que estava no local, foi atingido por um tiro no pé, e encaminhado para receber atendimento médico no Hospital Regional em Picos.
Após o ato criminoso, os assaltantes roubaram todo o dinheiro do caixa, e fugiram do local com destino ainda desconhecido.
A Polícia Militar foi acionada e está realizando buscas intensas em toda a região, na tentativa de capturar os responsáveis.