A partir desta sexta-feira (28/02), o Pix por aproximação começa a ser ofertado obrigatoriamente pelas instituições financeiras, dispensando a necessidade de digitar senha bancária para efetuar o pagamento. Com a nova funcionalidade, o cliente encosta o celular na maquininha de cartão e realiza o Pix por meio da tecnologia Near Field Communication (NFC).
Nas compras pela internet, o Pix será concluído com apenas um clique, sem a necessidade de captar o Código QR ou usar a função Copia e Cola do Pix. O processo será executado dentro do site da empresa vendedora. O valor máximo para a transação é de R$ 500 e o cliente poderá diminuir o limite por operação e criar um valor máximo por dia para essa modalidade do Pix.
O pagamento por aproximação já é utilizado em cartões de crédito e débito. Até agora, o Pix por aproximação estava em fase de testes. Entre os bancos e instituições de pagamento que testavam a tecnologia, estão Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa Econômica Federal, C6, Itaú, PicPay e Santander. Um total de 12 marcas de maquininhas firmaram parceria com o Google para estender o pagamento por aproximação ao Pix: Azulzinha, Bin, Cielo, Fiserv, Getnet, Mercado Pago, Pagbank, Rede (que pertence ao Itaú), Safra Pay, Sicredi, Stone e Sumup.
Até o momento, apenas o Google Pay, a carteira digital do Google, está cadastrado no Banco Central (BC) como iniciadora de pagamento. Todas as instituições financeiras associadas ao open finance, que envolve o compartilhamento de dados entre elas, terão de estar no Google Pay e ofertar o Pix por aproximação.
Como usar o Pix por aproximação
Com a carteira digital
- Aproximar o celular desbloqueado do Código QR exibido na maquininha;
- Confirmar a transação na tela do celular;
- Confirmar a proteção cadastrada no celular (impressão digital, reconhecimento facial, senha do celular ou chave de segurança).
Com o aplicativo do banco
- Escolher a opção “Pix por aproximação” no aplicativo do banco;
- Aproximar o celular do Código QR exibido na maquininha;
- Seguir as demais instruções do aplicativo.
Pix por aproximação começa a ser oferecido pelos bancos; entenda como funciona
OitoMeia – Notícias: Teresina, Piauí, Brasil e Mundo