Mais de 350 policiais participaram da operação que cumpriu 70 mandados de prisão preventiva e 95 de busca e apreensão. Dois homens foram presos preventivamente em Picos pelos crimes de descaminho e contrabando.
As prisões ocorreram nos bairros Junco e Passagem das Pedras na zona Urbana de Picos.
A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, deflagrou na manhã desta quinta-feira (19) a “Operação GRADE A”, com o objetivo de reprimir a prática dos crimes de descaminho, organização criminosa e lavagem de dinheiro. A operação cumpriu 70 mandados de Prisão Preventiva e 95 mandados de Busca e Apreensão em Mato Grosso do Sul e nos estados do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Piauí.
Cerca de 350 Policiais Federais e 53 servidores da Receita participaram da operação.
A investigação apura esquema de importação clandestina de eletrônicos procedentes do Paraguai. As mercadorias são adquiridas por vendedores atacadistas e introduzidas irregularmente no mercado brasileiro para posterior revenda.
As diligências apontaram que os eletrônicos eram trazidos ao Brasil através de entradas secundárias na fronteira entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai, armazenados em pontos de apoio na região fronteiriça, e então transportados para outras regiões do país.
O transporte das mercadorias até o destino era realizado mediante uso de veículos de pequeno porte equipados com compartimentos ocultos ou através de caminhões, casos em que os volumes eram acondicionados em meio a cargas lícitas, como frios e grãos.
Os presos
E.P.S – O Motorista de caminhão, E.P.S transporta mercadorias no interior de cargas lícitas. Ele foi abordado e preso em flagrante de descaminho no dia 27 de abril de 2023, município de Presidente Prudente/SP.
Nesta ocasião, estava transportando R$ 200.000,00 em celulares, conforme auto de infração lavrado pela Receita Federal.
A carga estava no baú refrigerado junto à carga de frangos congelados que transportava para empresa com a qual possui vínculo empregatício.
R.V.S. S – Apesar de não ter sido preso em flagrante como o outro motorista de PICOS R.V.S.S também atua para a freteira VIVIANE OCCHI PERES, carregando as mercadorias ilícitas na cidade de MARINGÁ-PR.