Redação:

Whatsapp / Sugestôes (89) 98104-0111

Publicidade

Contato
(89) 98104-0111

Brasil acompanha com preocupação processo eleitoral na Venezuela

Brasil acompanha com preocupação processo eleitoral na Venezuela

Por: Redação Acervo 23

Publicado em: 27/03/2024

[post_views]

Compartilhe

brasil-acompanha-com-preocupacao-processo-eleitoral-na-venezuela

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) manifestou preocupação com o processo eleitoral na Venezuela em nota à imprensa divulgada nesta terça-feira (26).

“O governo brasileiro acompanha com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral” na Venezuela. Trata-se da primeira manifestação do tipo, sobre o pleito venezuelano, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O prazo de registro de candidaturas para as eleições presidenciais venezuelanas terminou na noite desta segunda-feira (25). Porém, a coligação de oposição ao atual presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou que não conseguiu registrar a candidatura da filósofa e professora universitária Corina Yoris.

A nota do MRE destaca que o impedimento do registro da candidatura não é compatível com os acordos assinados em outubro do ano passado, em Barbados, para promoção de diálogo, direitos políticos e garantias eleitorais na Venezuela. E que até o momento, não houve explicação oficial para este impedimento.

“Com base nas informações disponíveis, observa que a candidata indicada pela Plataforma Unitaria, força política de oposição, e sobre a qual não pairavam decisões judiciais, foi impedida de registrar-se, o que não é compatível com os acordos de Barbados. O impedimento não foi, até o momento, objeto de qualquer explicação oficial.”

No entanto, mesmo sem o registro da opositora de Maduro, Corina Yoris, o MRE apontou que 11 candidatos ligados a correntes de oposição conseguiram registros para concorrer à vaga presidencial e citou como exemplo o atual governador do município de Zulia, também integrante da Plataforma Unitaria, Manuel Rosales, que enfrentará Nicolás Maduro nas urnas, em 28 de julho.

O venezuelano já disputou a presidência da Venezuela, em dezembro de 2006, como adversário do ex-presidente Hugo Chávez, que comandou aquele país de fevereiro de 1999 a março de 2013, quando faleceu.

O Palácio Itamaraty anunciou que o Brasil, em conjunto com outros membros da comunidade internacional, irá cooperar para que as eleições sejam um passo para a normalização da vida política e o fortalecimento da democracia na Venezuela. O MRE classifica o país vizinho como “amigo do Brasil”.

Por fim, o Brasil repete posicionamento anterior em que repudia quaisquer tipos de sanção à Venezuela e acrescenta que essas sanções, além de ilegais, apenas contribuem para isolar do país e aumentar o sofrimento do povo venezuelano.

Confira a íntegra da nota:

Esgotado o prazo de registro de candidaturas para as eleições presidenciais venezuelanas, na noite de ontem, 25/3, o governo brasileiro acompanha com expectativa e preocupação o desenrolar do processo eleitoral naquele país.

Com base nas informações disponíveis, observa que a candidata indicada pela Plataforma Unitaria, força política de oposição, e sobre a qual não pairavam decisões judiciais, foi impedida de registrar-se, o que não é compatível com os acordos de Barbados. O impedimento não foi, até o momento, objeto de qualquer explicação oficial.

Onze candidatos ligados a correntes de oposição lograram o registro. Entre eles, inclui-se o atual governador de Zulia, também integrante da Plataforma Unitaria.

O Brasil está pronto para, em conjunto com outros membros da comunidade internacional, cooperar para que o pleito anunciado para 28 de julho constitua um passo firme para que a vida política se normalize e a democracia se fortaleça na Venezuela, país vizinho e amigo do Brasil.

O Brasil reitera seu repúdio a quaisquer tipos de sanção que, além de ilegais, apenas contribuem para isolar a Venezuela e aumentar o sofrimento do seu povo.

Compartilhe!

Veja também
Baba Vanga
Ao longo da história, Baba Vanga e Nostradamus têm cativado a imaginação do público com suas previsões intrigantes e muitas…
Os Renegados

Na próxima terça-feira, 1º de outubro, o SBT tem um convite superespecial para você: que tal se aventurar em uma…

coringa tela quente

NA TV

Na próxima segunda-feira, 30 de setembro, a TV Globo apresenta uma das produções mais impactantes do cinema contemporâneo: Coringa. Lançado…

Matérias relacionadas
IMG_0419

Durante a Operação foram cupridos 2 mandados de prisão e 8 de Buscas em Picos Durante os dias 24 e…

IMG_0411

Na tarde deste sábado (26), o sargento Galvão, da Polícia Militar do Piauí, foi assassinado no Conjunto Francisco Marreiros, zona…

IMG_0376

A Polícia Federal prendeu, nas primeiras horas desta sexta-feira (25), dois policiais militares durante a Operação Subversivos, realizada no âmbito…

IMG_0345

Aposentados e pensionistas foram vítimas de cobranças indevidas durante anos; veja como checar o extrato e contestar descontos no Meu…

Usuários de maconha devem pagar multa, propõe a vereadora Samantha Cavalca

A vereadora Samantha Cavalca (PP) comentou um projeto de lei que será proposto em breve: a imposição de multas para…

Foragido culpado por vários roubos entre 2018 e 2019 é recapturado na zona Norte de Teresina

Um homem identificado como Landerson Rafael de Sousa Castro, de 25 anos, foi preso na manhã desta terça-feira (22/04). O…

Conteúdo Relacionado